“Gestão dos Negócios”

“Gestão dos Negócios”

A corrupção revelada pela “Lava a Jato”, envolvendo empresas, empresários e políticos, afeta o desempenho da economia, impactando nas relações das companhias com o mercado e nos seus resultados. Nesse momento de crise, gestores das empresas - sócios, membros do conselho e executivos – colocam foco na garantia da perenidade e do sucesso dos negócios. Para isso, é preciso ter um modelo de gestão robusto, ou seja, um conjunto de instrumentos à disposição da administração para facilitar decisões e definir princípios de avaliação de desempenho do negócio.

É preciso criar um ambiente adequado à implantação de cada instrumento desse modelo de gestão, que consiste na aplicação de boas práticas de governança. A boa governança possibilitará à empresa ganhos em custo e tempo, e avanço consistente dos negócios. Deve haver profissionalização dos sócios para prepará-los, com conhecimento do seu papel na empresa e da nova realidade brasileira.

Esse preparo requer domínio técnico, principalmente dos aspectos contábeis, financeiros, tributários e societários, bem como dos seus direitos e obrigações. Tudo isso resulta em melhor compreensão das decisões a serem tomadas e dos riscos a que estão dispostos a correr com o capital investido. Capital esse que, quando não der o retorno desejado, tende, ao longo dos anos, ser diminuído em função da absorção de prejuízo, redução de capital e distribuição de lucros.

Ao mesmo tempo, os negócios atuais necessitam que os recursos sejam mantidos dentro da empresa para serem capitalizados. Acompanhar bem a gestão dos negócios é ter sócios preparados e felizes. Assim, agregam mais valor à empresa. Já sócios frustrados e sem rumo só reduzem o valor da empresa, cuja perenidade está condicionada ao foco na gestão dos negócios, que deve estar sempre voltado aos interesses dos stakeholders (sócios, fornecedores, clientes, funcionários), preservando o prestígio e o sucesso obtido no passado.

Claudio Sá Leitão – Sócio Fundador da Sá Leitão Auditores e Consultores

PUBLICADO NO JORNAL DCI EM 30.08.2017