A ARTE DE DIZER NÃO

Desde criança aprendemos com os nossos pais e mestres o valor e o sentido educativo do Não. É na infância que a criança passa a entender a relevância da negação na sua formação e o porque que ela não pode fazer tudo àquilo que deseja. Na fase adulta, dizer um Não parece ser simples e fácil. Contudo, para muitas pessoas, na prática, é uma dificuldade. Também, é comum acreditar que dizer um Não vai decepcionar o outro ou até mesmo por em risco a sua amizade. Na vida empresarial não é preciso dizer um Não o tempo todo, mas é importante saber escolher o momento apropriado.

Antes de negar é preciso analisar, com cuidado, as consequências desta decisão. É errado achar que dizer ou ouvir um Não é o fim de tudo e que nada vai mudar, mas o importante é que o sentido dele não signifique dizer que tudo acabou. A expressão de recusa ou de negação, que tem sempre o sentido da palavra Não, quando aplicado nos negócios, pode ser uma importante decisão empresarial a ser tomada. Mas, em qualquer situação em que for utilizado o Não, é muito desconfortável para quem está dizendo e desagradável para quem está recebendo. Alguém quando pede algo, com certeza espera ser atendido e, diante de uma resposta negativa, tende a ficar incomodado. Da mesma forma que o empresário deve saber dizer Não, naturalmente nas situações em que for aplicável a negação, é preciso que os administradores/gestores e funcionários das empresas aprendam a dizer Não , deixando o receio de lado e não considerando a expressão negativa como sendo necessariamente um fato ruim.

É claro que para cada Não deve ser acompanhada de uma razão e, quando aplicável, das possibilidades que poderão transformar esta negação em um consentimento, isto é, em um Sim. Esse processo de decisão faz parte da rotina diária das pessoas envolvidas na administração dos negócios empresariais e todos devem estar ciente que deve prevalecer prioritariamente a melhor decisão para a empresa. O funcionário ao dizer um Não, diante da impossibilidade de fazer algum trabalho ou quando a tarefa irá atrapalhar tudo o que está sendo feito, pode ter optado pela melhor alternativa na circunstância, evidenciando assim uma maturidade profissional.

Por outro lado, ao expressar uma negação, o empresário ou o dirigente não quer dizer que o funcionário não presta e que o trabalho feito por ele é o menos importante do que outros realizados dentro da empresa. O sentido da recusa é o de dizer apenas um Não e este tem um sentido muito educativo, tendo em vista que leva sempre a uma reflexão para quem a recebe, acompanhada de um “Por Que”. Por isso, dizer um Não é uma arte e conseguindo manter o equilíbrio entre o Sim e o Não, pode fazer com que as pessoas produzam mais no trabalho, sejam mais felizes e ganhem o respeito dos outros.

Cláudio José Sá Leitão – Sócio da Sá Leitão Auditores e Consultores.

PUBLICADO NO JORNAL DO COMMERCIO EM 21.11.2013