“ÉTICA EMPRESARIAL”

A ética é parte dos valores morais e integra os princípios do comportamento humano que estabelecem os padrões de conduta moral das pessoas. Da mesma forma, a ética empresarial determina a conduta moral de uma empresa no ambiente de negócio e na relação com a sociedade, seja ela pública ou privada. No passado, a ética nos negócios estava mais associada aos lucros das empresas. Hoje, a ética nos negócios é uma meta essencial a ser alcançada, até por uma questão de sobrevivência da empresa. Há muito tempo, que a questão da ética das empresas vem sendo objeto de frequentes debates. Essa movimentação em torno da conduta ética é um grande desafio e vem ocupando uma posição de destaque há anos, pelo fato de que numerosas empresas continuam a se envolver em situações de flagrante desrespeito aos princípios éticos que deveriam ser observados.

A frequência dos escândalos e das fraudes que ocorrem em nosso País, as circunstâncias e as consequências desses desvios de comportamento ético são, certamente, as principais justificativas para o interesse crescente que o assunto atrai. Geralmente, a prevaricação empresarial pode ocorrer quando uma empresa frauda os direitos de terceiros, pelo suborno ou por qualquer outro meio corruptor, e nos casos em que esses direitos são desrespeitados, através de manipulações contábeis e tributárias. Como a corrupção vem aumentando no setor público, os líderes políticos precisam mudar muito as suas práticas para conquistar a confiança da opinião pública.

Nas empresas privadas com uma boa governança corporativa, os princípios éticos já vêm sendo utilizados na determinação dos seus valores e das missões a serem alcançadas, visando o respeito ao público em geral e aos seus sócios. Para o cumprimento dos deveres éticos, torna-se necessário fazer investimentos, com desembolsos imediatos para a contribuição ética, cujo resultado são, normalmente, alcançados a médio e longo prazo. Mas estudos tem relevados que as empresas éticas remuneram melhor os seus sócios, quando comparadas com as empresas que ignoram a ética nas suas práticas operacionais. Isto significa dizer que, o cumprimento dos deveres éticos traz lucros às empresas como resultado da percepção pública da sua imagem.

Por isso, a ética fortalece a empresa, estabelece uma relação de confiança, melhora a sua reputação e valoriza o relacionamento com o seu público alvo e com a sociedade em geral. Àquelas que não funcionam de forma ética, trapaceando nos negócios, tentando levar vantagem indevida e ganhar dinheiro fácil, estão condenadas ao fracasso e tendem a desaparecer do ambiente empresarial. Por outro lado, as novas gerações estão exigindo novos modelos sociais, políticos, institucionais de negócios e de gestão, onde a ética e a transparência são condições imprescindíveis e decisórias. A partir da implantação dessas estruturas de governança e ética nas empresas e no poder público, pode-se ter uma sociedade com mais justiça e equidade para todos.

Cláudio José Sá Leitão – Sócio da Sá Leitão Auditores e Consultores.

PUBLICADO NO JORNAL DO COMMERCIO EM 21.05.2014